Pode ir armando o coreto.E preparando aquele feijão preto.Eu tô voltando.Põe meia dúzia de Brahma pra gelar.Muda a roupa de camaEu tô voltando

Paulo César Pinheiro e Maurício Tapajós

O Circuito Gastronômico de Favelas, idealizado pela produtora cultural Danusa Carvalho, existe desde 2017 e tem como propósito a criação de uma rede afetiva e solidária que potencializa a cultura alimentar das pessoas do morro.

Por meio de ações de qualificação e de incentivo ao empreendedorismo, o Circuito aquece a economia e cria uma forte conexão entre o morro e a cidade por meio do encontro entre receitas, pessoas e histórias.

Nossas ações acontecem por meio de atividades distribuídas ao longo de todo o ano, mas o encerramento de cada etapa é apresentado ao público por meio de um evento que conta com pratos repletos de memórias afetivas, que fazem com que os participantes resgatem a relação com as origens e com a própria história.

É exatamente por isso que a criação dos pratos para o evento não inclui o uso de ingredientes obrigatórios. O que queremos é facilitar o acesso e de respeitar as lembranças e o jeito de fazer de cada cozinheiro.

Além disso, como destaca Danusa Carvalho, “O mais interessante dessa liberdade é que chegamos a um evento bastante espontâneo em todos os sentidos. Do primeiro ano para cá, percebemos como os participantes estão entusiasmados, com receitas inventivas, tanto na elaboração quanto nos nomes. Eu me sinto muito feliz em fazer parte desse momento porque são pessoas fortes, são sobreviventes”.

Nesses eventos, é inegável: além dos participantes, que recebem todo o lucro das vendas, o comércio em geral das comunidades é amplamente beneficiado, com destaque para padarias, mercearias, sacolões etc.

Convém destacar que os eventos contam com música, arte e alegria, oportunidade em que toda a cultura da favela é apresentada ao público da cidade, o que possibilita a descoberta de grandes talentos.

Inclusive, na programação já recebemos nomes importantes como Simoninha, Bateria Portela, Aline Calixto, Renegado e outros. No que tange à gastronomia, grandes Chefs também marcaram presença, entre eles Flávio Xapuri, Bruna Martins, Flavinha Quaresma, Edson Puiatti, Americo Piacenza etc.

Na cidade de Belo Horizonte as comunidades atendidas são Aglomerado da Serra, Alto Vera Cruz, Pedreira Prado Lopes, Morro das Pedras, Vila Maria Santa Tereza e Barreiro. Mas também já passamos por Betim e Contagem.

Já colhemos 6 anos de resultados com gosto de quero mais!

+ de 40

chefs

+ de 30 mil

participantes

5

eventos  de grande porte realizados nas comunidades

Podemos afirmar que ao longo desses anos, considerando as edições presenciais e as edições online, que aconteceram nos anos de 2020 e 2021, já impactamos a vida de mais de X pessoas com as nossas iniciativas.

E é incrível notar quantos talentos escondidos existem em cada um desses lugares. Foi do Alto Vera Cruz, por exemplo, que surgiram nomes como Flávio Renegado e as Meninas de Sinhá.

Podemos dizer, de forma simples, que resgatamos culturas, valorizamos pessoas e promovemos cidadania.

O que queremos é que essa jornada mapeada até aqui seja apenas o começo de uma trajetória com resultados e impactos cada vez maiores.